Powered By Blogger

Quem sou eu

Minha foto
Belford Roxo, Rio de Janeiro, Brazil
Sou um peregrino na terra.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Pregue a Palavra e não sobre a Palavra

Querido Leitor, a paz do Senhor Jesus.
Se você é pregador, pastor ou ensinador, precisa saber a relevância não só da pregação ou do ensino mas da sua preparação!
Quanto tempo você se dedica a leitura da bíblia e à oração por dia?
Você estuda ou examina a Palavra de Deus como ensinou Jesus: "Jo 5. 39"?
Ou gosta de trazer sermões prontos, pregados por pastorespopstares?
Ou simplesmente confia na sua própria capacidade humana para emprovisar no Pulpito ou na sala de aula?

Se não! _ ufa""  menos um...
Se falei de você... VOCÊ PRECISA LER ISTO!

Tenha uma boa leitura

“Esta é era de sermõezinhos: e sermõezinhos fazem cristãozinhos”.
[1] Essa frase dita por Michael é o diagnóstico da realidade vivida na Igreja contemporânea. Vivemos na época do vazio. A falta de conteúdo nos púlpitos nunca se fez tão visível como nos dias de hoje. Não são poucos os que dizem que estão “ungidos” por Deus e com a desculpa de que é o Espírito Santo que fala, desprezam totalmente o estudo, bem como o preparo do sermão.

Talvez essa seja a razão pela quais as pessoas não vão mais a Igreja. Pregadores vazios no púlpito geram bancos vazios na Igreja. Charles Haddon Spurgeon diz que “no momento em que a igreja de Deus menospreza o púlpito, Deus a desprezará”. [2] E sem a presença de Deus as palavras de qualquer predica, são palavras ao vento.

Pregar um sermão não é sinônimo de dizer algo, sobre algo, como Bryan Chapell corretamente lembra: “Quando encaramos pessoas reais dotadas de uma alma eterna, equilibrando-se entre o céu o inferno, a nobreza da pregação nos amedronta”. [3] Estamos falando de Deus e sobre o destino de seu povo e como diz Paulo pesar sobre nós esta responsabilidade.

Por essa razão, é necessário que todo pregador se prepare com diligência para transmitir a verdade de Deus, não só espiritualmente mais intelectualmente. Lloyd-Jones afirmava: “Posto que pregar significa comunicar a mensagem de Deus, é óbvio que isso requer certo grau de intelectualidade e habilidade”. E que “o pregador deveria ser acurado, jamais devendo afirmar alguma coisa que qualquer erudito membro da congregação possa mostrar estar errado ou baseado em informação equivocada”. [4]

Em outro lugar ele ainda acrecenta que “a mais urgente necessidade da igreja cristã da atualidade é a pregação autêntica”. [5] Dizer o que o texto diz é o maior desafio do pregador contemporâneo. A fidelidade ao texto não vem de outro modo se não por meio do estudo sistemático e continuo das Escrituras. Se não estudarmos o que o texto diz, vamos dizer o que pensamos que ele diz, logo estaremos dizendo o que ele não quis dizer.

Como já dissermos não são poucos os que dizem que a “unção” vem de Deus e o estudo é do homem. E para justificar usam o versículo fora do contexto e diz: “a Palavra do Senhor não volta fazia”. Esses se esquecem, como diz o Rev. Hernandes, que Deus tem Compromisso com sua Palavra e não com a palavra do pregador.

Calvino diz ainda: “O zelo dos pastores será profundamente solidificado quando forem informados de que tanto sua própria salvação quanto a de seu povo dependem de sua séria e solícita devoção ao seu ofício”. [6]

Por isso vamos sempre seguir o conselho do Apostolo Paulo:" prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com todaa longanimidade e doutrina". 2 Timotéo 4. 2.

Precisamos pregar a Palavra e nãosobre a palavra! Quando você prega sobre a Palavra você está dando sua opinião. Você utiliza de um texto não respeitando seu contexto e todas as regras da hermeneutica bíblica, para exprimir suas idéias.

Quando você prega a Palavra, você esta se dando a chance de ser FIEL as Escrituras, e estará sendo BOCA DE DEUS NA TERRA!

IIPedro 1. 20: "Sabendo primeiramente isto: nenhuma profecia das escrituras é de particular interpretação."

Neemias 8. 8: "E leram no livro na Lei de Deus e declarando e explicando o "sentido", faziam que lendo se entendece." 



"A PALAVRA DE DEUS É VIVA E EFICAZ, MAS PENETRANTE QUE  ESPADA ALGUMA DE DOIS GUMES, E PENETRA ATÉ A DIVISÃO DA ALMA E DO ESPÍRITO DE MEDULAS E OSSOS, É APTA PARA DISCERNIR PENSAMENTOS E INTENÇÕES DO CORAÇÃO. HB 4. 12"  
PREGUES A PALAVRA.

Um comentário: